Boiadeiros


São espíritos de pessoas, que em vida trabalharam com o gado: vaqueiros, posseiros, capatazes, cangaceiros, em fazendas por todo o Brasil. Estas entidades trabalham da mesma forma que os Caboclos nas giras. Normalmente trabalham juntos, em algumas casas têm uma gira específica.
Usam canções antigas, que expressam o trabalho com o gado e a vida simples das fazendas, nos ensinando a força que o trabalho tem e passando, como ensinamento, que o principal elemento da sua magia é a força e a vontade de conquistar, fazendo assim que consigamos uma vida melhor e farta.
São rudes nas suas incorporações, com gestos velozes e pouco harmoniosos.
Quando bradam alto e rápido, com o tom de ordem, estão na verdade ordenando a espíritos que entraram no local a se retirar, assim “limpam” o ambiente para que a prática da caridade continue sem alterações, já que a presença desses espíritos muitas vezes interferem nas consultas de médiuns conscientes.
Outra grande função de um boiadeiro é manter a disciplina das pessoas dentro de um terreiro, sejam elas médiuns da casa ou consulentes.
Dentro dessa linha a diversidade encontra-se na idade dos boiadeiros. Existem boiadeiros mais velhos, outros mais novos, e costumam dizer que pertencem a locais diferentes, como regiões, por exemplo: Nordeste, Sul, Centro-Oeste, etc.
Nos seus trabalhos usam velas, pontos riscados e rezas fortes para todos os fins.
Alguns boiadeiros usam chapéu de couro e chicote durante os seus trabalhos.
Seu dia da semana é a quinta-feira, alguns gostam de bebidas fortes, outros bebem cerveja e chimarrão. Sua saudação é Xetruá Boiadeiro!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo - Demanda

Frutas dos Orixás

Guia de Aço