Médium de Umbanda

Quem nunca se emocionou ao entrar num Terreiro de Umbanda e se deparar com os cânticos, com os médiuns e o trabalho das Entidades?
Realmente a beleza e simplicidade do culto emocionam as pessoas, faz vibrar os seus corações e trazem uma paz enorme.
Algumas pessoas ficam fascinadas com tudo isso e tem o desejo de fazer parte deste mundo, de poder colocar a roupa branca, colocar as guias no pescoço e incorporar os guias espirituais.
A vida do médium não é cheia de glamour como muitas pessoas acreditam, somos pessoas reais, com problemas reais e temos que administrar a nossa vida particular com os trabalhos do Terreiro.
O médium só deve decidir entrar para um Terreiro quando tiver a certeza que está preparado, que conseguirá assumir a responsabilidade adquirida que nem sempre é fácil.
Muitas vezes precisamos abrir mão da nossa vida particular para nos dedicar a vida espiritual.
Não quero dizer com isso que deixamos de viver como muitas pessoas dizem, nós só nos adaptamos a nossa responsabilidade, responsabilidade esta que o médium de Umbanda aceita quando entra num Terreiro.
O médium sempre é testado, nas suas emoções, nos seus questionamentos, inseguranças e por este motivo devem encontrar dentro das suas casas a atenção, o carinho e orientação necessária para superar todos os obstáculos que aparecem no seu caminho.
Tem sempre que estar fazendo a sua reforma interior, não deixando que a vaidade suba a sua cabeça, não permitindo que as emoções fiquem em desequilíbrio porque assim estarão abrindo as portas para as energias negativas e são atacados nos seus pontos fracos.
O Terreiro é a chão do médium, é lá que ele encontra o suporte e a força para o seu dia-a-dia.
Os dirigentes devem proporcionar estudo para os médiuns com aulas para que aprendam mais sobre a religião e possam tirar as suas dúvidas, o desenvolvimento mediúnico para que o médium tenha mais segurança e possa melhorar sua sintonia com as Entidades e os Orixás, reuniões freqüentes e procurar estar sempre perto dos filhos de santo.
Ser médium de Umbanda é amar e respeitar a religião, é se doar para ajudar as pessoas mesmo sabendo que nem sempre conseguirá resolver os próprios problemas, procurar aprender e ensinar sobre a religião, colocar uma oferenda entendendo que ali está havendo uma troca de energia com o Orixá, procurar aprender sobre os mistérios e magias que envolvem a Umbanda sem ficar criticando o que não compreende, ter humildade, resignação, paciência e sabedoria.
Ir para o Terreiro mesmo quando está cansado ou não está se sentindo muito bem porque sabe que alguém estará esperando alguns dias para falar com a Entidade, saber que é necessário na corrente para dar firmeza aos trabalhos, saber que é fundamental durante a consulta para orientar o consulente sobre as orientações das Entidades, é se doar sem esperar nada em troca.

Rita de Cássia

Comentários

  1. Parabens por colocar essas lindas palavras
    no qual me fez refletir muito sou umbandista e amo nossa religião porem estou afastado a tres anos
    sou medium e tenho 15 anos de umbanda porem ate hoje nao conheço meus orixas da forma que se é para conhecer participei muitas vezes da mão de pemba para saber quem era meu chefe de cabeça e assim toda minha banda mais isso não aconteceu mais nao desisti pois sei que nada é por acaso creio que no momento certo tudo ira se resolver e assim poderei evoluir espiritualmente, com minha mente e o meu coração cheio de fé para que eu esteja pronto e preparado para que toda minha banda possa fazer a caridade, moro em irajá e estou ancioso para conhecer a casa da senhora parabéns saravá umbanda e salve nosso pai oxalá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo,
      Fico feliz que você tenha refletido sobre o que escrevi, esta foi a minha intenção quando postei o texto, um momento de reflexão para todos.
      Não desanime, tudo tem o momento e a hora certa para acontecer.
      Quando quiser pode vir nos visitar.
      Que Oxalá ilumine os seus caminhos.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo - Demanda

Guia de Aço

Pontos de Força