Orquestra do Terreiro


Os cânticos dentro do Terreiro de Umbanda são de total importância porque sustentam a vibração do trabalho.
Os pontos cantados têm a função de atrair a vibração dos Orixás e das Entidades que trabalharão no dia, também tem a função de harmonização, sustentação, repelir energias negativas ou até mesmo demandas.
Os atabaques e as palmas são de extrema importância porque cadenciam os pontos e a energia, facilitando a concentração e a incorporação dos médiuns.
Existem Terreiros que não possuem atabaques, mas os médiuns ou responsável pela curimba, se utilizam das palmas para cadenciar os pontos.
O grupo que é responsável pelos instrumentos e pelos cânticos são denominados curimbeiros.
Os curimbeiros têm a responsabilidade de movimentar a energia dentro do Terreiro, sua responsabilidade vai muito além puxar os pontos e tocar o atabaque.
Por este motivo é importante que todos os médiuns tenham um bom conhecimento dos pontos que são cantados nas suas casas, conhecendo o seu ritmo correto e sua pronúncia. Um ponto puxado de forma errada não consegue atingir o seu objetivo que é de atração ou sustentação da vibração.
Os instrumentos utilizados no Terreiro quando consagrados se tornam instrumentos de grande força para a sustentação das energias movimentadas durante o trabalho.
Outra coisa importante é nunca interromper um ponto no meio, a não ser que seja num caso de emergência.
Se uma entidade ou dirigente fizer sinal para pararem de cantar, o ponto deverá ser cantado até o final e não deverá ser repetido.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo - Demanda

Guia de Aço

Pontos de Força