Estudo - Energia



A energia nos acompanha no nosso dia-a-dia, desde que acordamos até a hora que vamos dormir e mesmo assim ela continua em ação.
Nossos corpos para funcionarem, necessitam da energia vital, de extrema importância enquanto estivermos encarnados, ligando o nosso corpo físico ao nosso espírito.
Retiramos da natureza a energia dos quatro elementos (água, terra, ar, fogo) para a nossa sobrevivência e bem estar. Estas energias encontramos nos alimentos, nos astros (sol, lua), nas ervas e em tudo o que a natureza nos oferece.
Na Umbanda trabalhamos com as energias em todos os momentos.
Estas energias podem ser modificadas em benefícios de todos ou serão transmutadas, dependendo da necessidade.
Em todos os momentos podemos sentir a energia ao nosso redor, seja ela positiva ou negativa, nos trazendo bem estar ou algum desconforto.
Os médiuns têm uma capacidade maior de perceber a variação energética que os rodeia. Quanto mais preparado estiver, mais facilmente terá esta percepção e saberá como direcionar esta energia.
O ato de acender uma vela, defumar o Templo, fazer uma oração, oferendas, etc., tudo isso envolve a energia.
Quando acendemos uma vela, estamos usando nossa energia que é direcionada através de nossas orações para agradecermos ou pedirmos ajuda. Neste simples ato, movimentamos diversas energias; a nossa, da natureza e a do Astral, para onde nossas orações serão direcionadas.
Da mesma maneira se processa o uso do defumador nos dias de sessão ou numa limpeza em nossas casas.
O defumador tem a finalidade de limpar o ambiente espiritual, retirando larvas astrais, miasmas, afastando eguns, kiumbas e obsessores, o que nos proporcionará um bem estar e elevará os nossos pensamentos.
Utilizamos também a energia das ervas (sangue vegetal) em forma de banho, desta maneira limpamos e energizamos o nosso corpo espiritual.
Quando entramos num Terreiro, observamos firmezas feitas logo na entrada que é para o Exu da porteira, depois temos a tronqueira (assentamento dos Exus). Normalmente no salão encontramos o Altar com imagens dos Orixás sincretizados, velas acesas, flores e outras firmezas dos Orixás, entidades ou relacionadas ao culto.
Cada uma destas firmezas, desde a entrada do Terreiro até o salão, tem uma finalidade específica e em todos eles a energia está sendo utilizada de maneira abrangente.
Os Terreiros funcionam como verdadeiras usinas de força, de energia.
Cada firmeza utiliza um ou mais elementos que podem ser: velas, bebida, fumo, flores, comidas, etc..
Quando fazemos uma firmeza, estamos utilizando uma grande quantidade de energia, a energia do médium, do elemento e a energia a quem ela se destina.
Todas as energias podem ser utilizadas de forma positiva ou negativa, para o bem ou para o mal.
Nós umbandistas, só trabalhamos com a energia positiva, visando sempre o bem e a caridade.
Temos que tomar muito cuidado quando estivermos utilizando os elementos, temos que manter o nosso pensamento elevado, estando em sintonia com o Astral.
Nunca desejo o mal a quem quer que seja, porque ele sempre voltará para você, LEI DO RETORNO.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo - Demanda

Guia de Aço

Pontos de Força