Lenda dos Orixás - Iemanjá

Ao criar o mundo, Olorum definiu os poderes e os trabalhos de cada Orixá. Para Iemanjá sobraram apenas as tarefas domésticas da casa de seu esposo Oxalá. Muito chateada por ter sido esquecida por Olorum, desatou a reclamar dia e noite nos ouvidos do marido. Aonde Oxalá ia, Iemanjá ia reclamando em altos brados, durante anos e anos.
Tantas foram às queixas de Iemanjá que Oxalá enlouqueceu e já não sabia fazer mais nada. Diante disso a esposa desesperou-se. Sabia que não seria perdoada por Olorum. O mundo precisava muito da atenção e dos cuidados de seu marido. Arrependida, passou a cuidar do ori do esposo com banhos e muitas comidas, sempre feitos com carinho e amor.
O desvelo dela foi tão grande que Oxalá curou-se. Olorum então, reconhecendo o bem que Iemanjá proporcionou a humanidade, deu-lhe o poder de cuidar dos oris de todos os homens da terra. Assim ela tornou-se mãe de todas as cabeças e passou a receber homenagens e sacrifícios como todos os outros Orixás.

***

Outra lenda referente ao mesmo assunto conta que, certo dia, Olorum marcou uma reunião de surpresa com todos os Orixás. Exu foi avisar Iemanjá, que estava em casa matando um carneiro. Apressada e com medo de atrasar-se, pegou a cabeça do carneiro e embrulhou-a para dar de presente ao grande pai. Lá chegando, depositou seu presente com todo respeito. Ao ver que somente ela trouxera algo para ele, Olorum ficou satisfeitíssimo e disse:
- Cabeça trazes, cabeça serás.
E foi assim que Iemanjá tornou-se mãe e senhora de todas as cabeças.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo - Demanda

Guia de Aço

Pontos de Força