As engrenagens do Terreiro

Recebendo um repórter em seu Terreiro, o Babalorixá, foi mostrando, o funcionamento de seu Templo, dizendo que tudo é planejado para que haja sempre a maior organização possível, pois sem isso, todo o ambiente se tornaria um caos, incluindo o próprio ritual.
Depois de ter admirado tudo, visto os filhos da casa nas suas tarefas, e de ter assistido a um ritual, o repórter perguntou.

- Como o sr. consegue manter toda esta organização onde até o próprio espaço é bonito e limpo?

- Bem, para começar devo dizer que todos têm tarefas e responsabilidades atribuidas, todos sabem o seu lugar, ou pelo menos têm obrigação disso. Desde os que fazem a limpeza do salão, os que são responsáveis pela preparação das oferendas, os que recebem e encaminham as pessoas novas, os que guardam os utensílios e materiais necessários, os que ajudam na administração e manutenção, os cambones e médiuns da corrente, e os que tocam os instrumentos sagrados, todos zelam pelo bom funcionamento do Terreiro.

- Talvez seja por isso que tenha tantos filhos e tanta gente nova assistindo aos trabalhos.

- Gente nova sempre aparece. É ao meu ver, a gratidão do Astral para comigo e para com todos os que fazem parte da nossa comunidade, pela honestidade e sentido de justiça com que nos entregamos à nossa missão. Quanto aos filhos da casa, não são tantos assim.

- Como asim? Contei vários filhos durante a sessão.

- Pois bem, deixe-me explicar as coisas de outra maneira:
Tente imaginar o Terreiro como um enorme relógio de corda que, para funcionar bem, precisa que lhe deem corda. Eu faço isso. Depois, precisa que todas as engrenagens e mecanismos funcionem bem e estejam sincronizados. Para isso, é necessário que os médiuns da corrente estejam de mente limpa, e que tenham observado os devidos preceitos para o dia do ritual, e que os filhos que tocam os atabaques, assim como os outros restantes, que cantam os pontos sagrados, batem palmas, e dão apoio ao ritual, tenham também observado os devidos preceitos para esse ritual. Que todos estejam concentrados e se entreguem de corpo e alma ao que estão fazendo, pois são eles que marcam o "tic tac" do relógio. Ora, se tudo funcionar corretamente, o relógio vai dar as horas certas.
Mas, talvez não tenha reparado, durante o ritual, havia filhos, que supostamente deveriam estar dando apoio, mas uns não cantavam, outros não batiam palmas, outros nem sequer prestavam atenção ao ritual, e alguns até conversavam sobre assuntos diversos. Esses, são as peças soltas do relógio, não fazem parte das engrenagens do mesmo e quando o relógio não dá as horas corretas, são eles os responsáveis por isso. E mais cedo ou mais tarde acabam por sair do mecanismo e procuram outro relógio em que talvez se encaixem nas suas engrenagens. Por isso, na verdade, os filhos da casa são muito poucos.

Quantos se preocupam em fazer a limpeza do espaço para que as coisas fiquem limpas e asseadas? Um pequeno grupo!

Quantos se preocupam em questionar se é necessário algum tipo de ajuda referente ao funcionamento do Terreiro e seus rituais? O mesmo grupo!

Quantos se preocupam em manter o silêncio e o respeito dentro da área que é um espaço consagrado aos Sagrados Orixás e ao Criador? O mesmo grupo!

Quantos se preocupam em cultivar e estudar os ensinamentos teóricos que vão sendo transmitidos? O mesmo grupo!

Quantos se preocupam em estarem presentes em todos os rituais sempre que lhe seja possível, sem escolherem apenas aqueles que mais lhes convém, pois têm consciência que a presença de todos é importante para a sustentação dos trabalhos? O mesmo grupo!

Quantos se preocupam, dentro das suas possibilidades e sem afetar a sua vida pessoal e profissional, em chegar o mais cedo possível, para ajudar na preparação dos trabalhos? O mesmo grupo!

E por último, quantos se preocupam em me telefonar no resto dos dias, apenas para perguntar se eu estou bem, sem me falarem dos seus problemas pessoais, e como hão de resolve-los? O mesmo grupo!

Então, esses são os meus filhos. Apenas esse grupo forma as peças das engrenagens do meu Terreiro. Os outros são somente "peças soltas".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo - Demanda

Guia de Aço

Pontos de Força