Contra Egum
Vou tocar num assunto que geralmente gera muita polêmica, o uso do Contra Egum na Umbanda.
Nem todas as casas usam mas pode ser usado sim, não é um elemento exclusivo do Candomblé e casas traçadas.
Em primeiro lugar vamos entender o que significa Egum.
Egum está relacionado a todo espírito desencarnado, mas quando nos referimos a Egum dentro do Terreiro, estamos nos referindo a espíritos sem luz que podem prejudicar de propósito ou não as pessoas.
O que quero dizer com isto? Que tem espíritos que tem a intenção de prejudicar realmente, podem ser nosso inimigos de outras vidas, espíritos que se irritam com o nosso trabalho como médiuns, que se aproximam por estarem na mesma sintonia das pessoas muitas vezes atraídos pelo desregramento das pessoas, seus vícios, e desta forma vão influenciar cada vez mais para que as pessoas se percam. Por outro lado existem espíritos que se aproximam de nós sem saber que estão nos prejudicando, são os espíritos sofredores que vão se sentir bem ao nosso lado, com a nossa energia, mas isto vai nos prejudicar, nos sentiremos mal com a sua presença.
O Contra Egum tem a finalidade de bloquear a energia destes espíritos, não permitindo que nos prejudiquem e se sentirmos um pouco da sua presença ainda, não será nada tão grandioso.
Em que condições podemos usar o Contra Egum?
Quando passamos por algum preceito específico, quando estamos passando por algum problema de saúde que requer um cuidado maior, quando vamos ao cemitério e quando vamos a alguns lugares específicos que necessitam de uma proteção maior.
Como é feito o Contra Egum?
O Contra Egum é feito com palha da costa, pertencente a Obaluaê, a palha da costa é trançada até obter o tamanho ideal para ser usada no braço. Possui uma alça de um lado e do outro lado é finalizado para que a palha não desenrole.
Como é usado o Contra Egum?
O Contra Egum é usado no braço, pode ser somente num dos braços, quando é usado nos dois ao mesmo tempo está relacionado a preceitos. Ele é colocado na altura da metade do braço, é passado a palha trançada por dentro da alça e é enrolado no braço, para prender (segurar) no braço é passado por baixo das voltas da palha trançada, não pode dar nó. O Contra Egum só terá sua eficácia sendo imantado, preferencialmente também deve ser confeccionado e não comprado pronto.
Existe o Contra Egum que é utilizado na altura do umbigo, na cintura, que possui outro nome, chamado umbigueira.
Comentários
Postar um comentário